Em Amor Perfeito, após o beijo que João (Allan Souza Lima) compartilhou com Darlene (Carol Castro), ele se vê perturbado e ao mesmo tempo decidido a pedir transferência. Nessa jornada, decide fazer um retiro espiritual e deixa uma carta para sua amada.
Na novela das seis da Globo, enquanto o religioso pondera sobre abandonar ou não sua vida eclesiástica, sofre um ferimento grave com um facão, resultando em um corte profundo. Para estancar o sangramento, utiliza sua própria batina como atadura, um momento marcante na trama.
Retiro do frei João em Amor Perfeito
Segundo Douglas, do Resumo das Novelas, antes de sua possível transferência, João tomará a iniciativa de entregar um pacote nas mãos de Severo (Babu Santana), com a finalidade de que o entregue à mãe de Clarinha (Vitória Pabst).
Além disso, João também compartilha na carta que há nove anos, o chamado da igreja se mostrou mais forte do que a paixão que sentia. Entretanto, diz que agora essa paixão ressurgiu com uma intensidade avassaladora, e se sente perdido.
O clérigo diz que é preciso discernir qual dos dois caminhos é aquele que Deus tem reservado para ele. Infelizmente, um incidente ocorre quando o pároco decide cortar galhos de árvores para a fogueira com um facão, sendo distraído por uma revoada de pássaros no mesmo instante, resultando em um descuido que leva ao acidente.
Acidente com frei João na novela das sete da Globo
Com esse trágico incidente, o sangue jorra, João cambaleia, transbordando de dor, e se segura na árvore para não cair. A cena mostra João sofrendo intensamente com o corte. Posteriormente, Jesus (Jorge Florêncio) surge no hospital, para salvar a vida do padre.