O velório de Aderbal Freire- Filho, que perdeu a vida aos 82 anos na quarta-feira (9), acontece na manhã desta quinta-feira (10), no Teatro Poeira, localizado no bairro Botafogo, no Rio. O local da cerimônia foi fundado pela atriz Marieta Severo, esposa do diretor de teatro.
O Teatro Poeira foi fundado em 2015, por Marieta Severo e Andréa Beltrão. As duas atrizes foram responsáveis tanto por idealizar o projeto, quanto por comprar os prédios que abrigam o teatro.
Aderbal Freire-Filho e Marieta foram casados por mais de 22 anos, porém, não tiveram filhos juntos.
Corpo de Aderbal Freire-Filho será cremado
Após o velório, que teve início às 10h e vai até às 14h desta quinta (10), o corpo do diretor será cremado. A cremação será feita no Memorial do Carmo, localizado em Caju, na zona portuária da capital fluminense.
Internação
Antes de vir a óbito, o marido de Marieta Severo ficou internado alguns dias no Hospital Copa Star, no Rio. O diretor de teatro sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2020, e enfrentava complicações em sua saúde desde então.
O famoso nasceu em Fortaleza, e desde a adolescência já integrava grupos de teatro. Em 1970, ele estreou como ator ao integrar o elenco de Diário de um Louco, peça que foi encenada dentro de um ônibus. No ano de 1972, Aderbal fez a sua estreia na direção de um peça com a obra Um Cordão Umbilical. Contudo, o primeiro sucesso profissional aconteceu em 1973, com o monólogo Apareceu a Margarida, que contou com a atriz Marília Pêra no elenco.