No universo envolvente de Terra e Paixão, Caio, interpretado por Cauã Reymond, está determinado a fazer um jantar inesquecível que irá marcar o retorno de Agatha (Eliane Giardini) à cidade de Nova Primavera. A volta da matriarca à trama surpreendeu a todos, especialmente após um reencontro emocionado com seus filhos, Caio e Jonatas (Paulo Lessa).
A complexidade das relações familiares se acentua com a revelação de que Agatha quer encarar seu marido, Antônio (Tony Ramos). Isso porque ele havia planejado assassinar Agatha após o nascimento de Caio, um segredo obscuro que agora vem à tona.
Jantar marcaria a volta da morta-viva
O público, que já estava em êxtase com as voltas que a novela tem dado, se prepara para mais revelações. Agatha, cujo desaparecimento sempre foi envolto em mistério, havia na realidade forjado sua própria morte para escapar do plano homicida de seu marido. O choque dessa descoberta promete abalar os alicerces da família e dos espectadores.
Com tantos sentimentos e segredos envolvidos, Caio vê na organização do jantar a oportunidade perfeita para anunciar a todos a verdade sobre o retorno de sua mãe. A ajuda de Antônio é solicitada na preparação do evento, embora a verdadeira razão por trás do encontro não seja revelada a ele. A tensão se instala enquanto o público se pergunta: como Antônio reagirá ao confronto iminente?
Irene age antes de Caio
Entretanto, assim como em qualquer boa trama, nem tudo sairá como planejado. Irene, interpretada por Gloria Pires, fica sabendo do retorno de Agatha e, seguindo seus próprios interesses, ordena um atentado contra ela. O suspense se intensifica quando, na véspera do jantar, Caio testemunha o sequestro de sua mãe e entra em um estado de pânico.