Os telespectadores que estão acompanhando a novela Terra e Paixão verão que Agatha, personagem de Eliane Giardini, retorna a Nova Primavera e revela a razão pela qual forjou sua própria morte: estava fugindo do marido, Antônio, interpretado por Tony Ramos. Ela conta a Caio (Cauã Reymond) que ficou presa por mais de duas décadas e que fugiu de Antônio por medo de suas crises de ciúme violentas.
No primeiro encontro de Caio com Agatha, ela se identifica como sua mãe, causando confusão no rapaz. Caio, sempre acreditou que sua mãe estava morta, reage com descrença e raiva, acusando Agatha e Angelina (Inez Viana) de mentirem sobre a identidade dela.
Agatha conta o que Antônio planejava fazer com ela
Após algum tempo para acalmar-se, Caio retorna a conversa com Agatha e exige explicações sobre seu desaparecimento prolongado. Agatha então lhe diz a verdade, revelando que Antônio planejava matá-la após o nascimento de Caio por causa de sua violenta natureza e ciúmes. “O Antônio queria me matar!“, dirá ela, tentando convencer o filho que não dava para continuar com o pai dele.
Agatha diz que não desejava abandonar o filho
O interesse de Caio é despertado ao saber sobre a potencial violência de seu pai. Ele questiona os motivos de Antônio para querer matar Agatha. Ela então explica que Antônio era tão ciumento que ameaçou matá-la, o que a levou a forjar a própria morte e fugir.
Agatha se desespera ao explicar a Caio que a sua fuga foi uma questão de vida ou morte. Ela afirma que não queria abandoná-lo, mas sim preservar a própria vida. Por fim, implora para que Caio acredite nela e reconheça que ela é realmente sua mãe.