Em Terra e Paixão, Anely (Tatá Werneck) e Luigi (Rainer Cadete) se envolverão em um plano para roubar as barras de ouro de Cândida (Susana Vieira), apenas para descobrir que as barras são falsas. Luigi seduzirá Nice (Alexandra Richter) e roubará a chave de um cofre onde as barras de ouro estão guardadas. Logo em seguida ele passará as barras para o seu próprio cofre.
Este evento, programado para ir ao ar a partir do dia 16, acabará os colocando na prisão, denunciados por golpe ao tentar vender as falsas barras de ouro.
Luigi e Anely terminam o romance
Eles ficarão presos por algum tempo até que Antônio (Tony Ramos) consegue abafar o escândalo e libertar os dois. Contudo, Antônio vai exigir que Luigi se afaste de Anely e demita-a de sua função na empresa. Ele também prometerá a Luigi a sucessão de seus bens, mas com a condição de que Luigi e Petra (Debora Ozório) tenham um filho.
Enquanto isso, Anely, devastada pela separação de Luigi, se encontrará em uma situação complicada, pois ela começará a se apaixonar por Hélio (Rafael Vitti), o novo engenheiro especializado em tecnologia na cooperativa. Esta transição será acompanhada por grande emoção e drama.
Nice tem parte com o crime
Nice, por outro lado, será vista envolvida com uma quadrilha para quem deve dinheiro. Os criminosos descobrirão que as barras de ouro roubadas eram falsas, criando mais tensão. A situação complica quando Irene ordena que Nice mate Agatha (Eliane Giardini), adicionando mais uma camada de conflito à trama.
Agatha, que retorna a Nova Primavera após um longo tempo, consegue quebrar o gelo com seu filho Caio (Cauã Reymond). Apesar de um primeiro encontro tenso, Agatha é convidada a viver com Caio, que foi expulso de casa por Antônio após abandonar Graça (Agatha Moreira) no altar.