3 Filmes sul-coreanos que qualquer cinéfilo precisa assistir

Já deu alguma chance para um filme sul-coreano? Pois bem, existem excelentes opções para os fãs.

PUBLICIDADE

Não é nenhuma novidade que os doramas conquistaram grande parte do público brasileiro. Tanto que, a Netflix vem investindo pesado para trazer ainda mais conteúdo do gênero para o Brasil. Mas, nem só do suspense frenético de Round 6 e do romance conquistador de Pousando no Amor vive o país, que por sua vez, tem excelentes filmes lançados nos últimos anos.

Afinal, uma prova disso é que a Coreia do Sul foi o primeiro país a vencer um Oscar de um filme internacional e Melhor filme. Pois bem, se você ainda não é tão familiarizado com o cinema sul-coreano, nesta lista consta 3 excelentes opções que, certamente, você vai amar.

Invasão Zumbi – 2016

Embora alguns lançamentos do cinema sul-coreano tenham ganhado popularidade antes de 2016, Invasão Zumbi conseguiu chamar a atenção do público internacional. Em suma, o filme não traz muitas novidades, como por exemplo, a trama batida de zumbis, mas, a novidade foi deixar de lado a ação desenfreada para focar no drama familiar, durante o surto.

O filme gira em torno Sok-woo, um pai com pouco tempo para sua filha, Soo-ahn, que embarca no KTX, um trem rápido que os levará de Seul para Busan. Mas durante sua jornada, o apocalipse começa e a maioria da população da Terra se transforma em zumbis sedentos por carne.

Enquanto o KTX avança em direção a Busan, os passageiros lutam por suas famílias e vidas contra os zumbis – e uns contra os outros.

Parasita

Indicar uma lista com bons filmes coreanos e não citar Parasita seria uma tremenda injustiça. Afinal, o longa mostrou que o cinema coreano tem capacidade de igualar ao cinema Hollywoodiano. A família Kim reside em um apartamento semi-enterrado em Seul e enfrenta dificuldades financeiras devido aos seus empregos de baixa renda.

Min-hyuk, um estudante universitário, presenteia a família com uma pedra acadêmica, acreditando que trará riqueza. Antes de partir para estudar no exterior, ele sugere que o filho dos Kim, Ki-woo, se faça passar por um estudante universitário para assumir o cargo de professor de inglês para a filha da abastada família Park, Da-hye.

Com a ajuda de sua irmã Kim-jung, que cria um certificado falso no Photoshop, Ki-woo passa a se apresentar como um aluno da Universidade Yonsei e é contratado pela família Park. A partir desse momento, uma sequência de consequências impensadas mostra o pior do ser humano.

Minari

Se tem algo que o cinema coreano tem se especializado em produzir são excelentes dramas. Isso pode ser visto no longa Minari, que é protagonizado pelo astro de The Walking Dead, Steven Yeun. No filme, acompanhamos a trajetória de Jacob Yi.

Ansiando possuir um pequeno pedaço de terra e ser mais do que um separador de frangos, o ambicioso paterfamilias, muda sua família coreano-americana – a esposa cética, Mônica, e seus filhos, David e Anne – da Califórnia para a zona rural de Arkansas na década de 1980, em busca do elusivo Sonho Americano.

No entanto, novos começos são sempre desafiadores, e descobrir o que é melhor para a família, ainda mais começar uma fazenda de 50 acres para cultivar e vender frutas e vegetais coreanos, é mais fácil falar do que fazer. Porém, entre promessas sinceras, desconforto cultural, esperanças passageiras e a constante ameaça de desastre financeiro, Jacob está convencido de que encontrou seu próprio pedacinho de Éden na rica e escura terra de Arkansas.

Será que o humilde, mas resiliente minari da avó Soonja pode ajudar a família Yi a encontrar seu lugar no mundo? É importante lembrar que, apesar de se tratar de um filme em solo americano, o longa é considerado sul-coreano. Além disso, Minari recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro.

Então, você já assistiu algum desses longas da Coreia do Sul?