Hélio, interpretado por Rafael Vitti, é introduzido na trama de Terra e Paixão como um engenheiro especializado em tecnologia contratado por uma cooperativa. Ele vem para realizar o sonho de Aline (interpretada por Bárbara Reis) e resgatar Petra (interpretada por Débora Ozório). Ele rapidamente se torna amigo de Lucinda (Débora Falabella), gerando desconfiança em Tadeu (Claudio Gabriel).
Hélio se destaca como um personagem positivo em meio a vários vilões na novela. Influenciado por Lucinda, ele auxilia Aline a alcançar seu grande objetivo de plantar e colher. Ele orienta Aline a usar máquinas e tecnologia em sua plantação de milho, tornando-a uma agricultora competente.
Hélio se aproxima de Petra
O novo personagem também impacta significativamente a vida de Petra, encantando-se por ela ao conhecê-la. Isso provoca ciúmes em Luigi (Rainer Cadete), o marido de Petra, que fica desconfortável com a aproximação de Petra e Hélio. Além disso, Petra já expressou seu desconforto com a relação que Luigi tem com Anely (Tatá Werneck).
Durante uma crise causada pela falta de remédios, Petra é socorrida por Hélio, que impede que ela sofra consequências piores. Este encontro faz com que os corações de Petra e Hélio se conectem, revelando várias similaridades entre eles para o público.
Luigi descobre que perdeu Petra
Conforme a novela progride, Hélio apoia Petra durante suas crises, evidenciando que ele pode ser mais do que apenas um amigo para ela. Ele busca um relacionamento romântico com a filha de Antônio (Tony Ramos), e quando Luigi descobre, já é tarde demais. O falso italiano ficará furioso por perder a esposa para o engenheiro bonitão.