Com o afastamento de Mônica Iozzi do elenco do remake de Elas por Elas, que ocupará a faixa de horário das 19 horas da Rede Globo, alguns atores que deixaram o elenco de novelas da emissora por causa de problemas de saúde tiveram os seus nomes relembrados.
Em Insensato Coração, novela de Gilberto Braga que a Rede Globo exibiu no decorrer de 2011, Fábio Assunção estava escalado para interpretar Léo. O ator chegou a gravar algumas cenas, mas por estar enfrentando um caso de doença, ele deixou o elenco. Gabriel Braga Nunes, que na época estava na Record TV, foi chamado às pressas e assumiu o papel.
Drica Moraes deixou o elenco de Império por problemas de saúde
Em 2014, a Rede Globo colocou no ar a novela Império, de Aguinaldo Silva. Drica Moraes, que vivia Cora, uma das vilãs da trama, teve que ser afastada com urgência devido à sua saúde debilitada. Marjorie Estiano, que interpretou a mesma personagem na primeira fase da história, retornou à novela e permaneceu até o último capítulo.
Durante as gravações de O Clone, novela de Glória Perez que a Rede Globo exibiu no horário das 21 horas no decorrer de 2011 com excelentes índices de audiência, também houve um problema de doença.
Em O Clone, Débora Falabella foi substituída pela irmã
Débora Falabella, que interpretou a dependente química Mel Ferraz, um dos papéis mais importantes da trama, ficou doente e foi diagnosticada com meningite virótica. A solução encontrada foi substituir Débora por sua irmã, a também atriz Cynthia Falabella. Como as duas são bastante parecidas fisicamente, os telespectadores quase não perceberam a mudança.