A Superfantástica História do Balão é um documentário disponível no Star+, que conta os bastidores da atração infantil que fez muito sucesso na Globo. A garotada pode conferir a novidade, e os adultos relembrarem da época que marcou a TV brasileira.
Mas, de acordo com o colunista Sandro Nascimento, do portal UOL, a Star+ errou quando pesquisou sobre o personagem Fofão, vivido pelo querido Orival Pessini, que faleceu em 2016. O documentário diz que o ator deixou a Globo, ainda no auge do programa, e foi trabalhar na Band; depois, retornou à emissora carioca, mas isso não seria verdade.
O que teria acontecido entre Fofão e Globo
O que realmente teria acontecido foi que Orival teve algumas divergências com a direção da Globo, por causa do merchandising, que seria feito no programa infantil. Por causa disso, ele acabou deixando a atração. O empresário de Orival Pessini, Álvaro Gomes, foi quem revelou estes detalhes.
Gomes hoje trabalha na gestão de negócios do personagem Fofão e contou que, durante o Balão Mágico, a Globo queria que o ator participasse de merchans com depoimento, algo comum em outras atrações voltadas para o público infantil. “Ele recebeu uma forte pressão da Globo, mas foi irredutível. Não achava justo, num país com tantas crianças que passam fome e que não tem dinheiro nem para comprar uma banana“, revelou Álvaro Gomes.
Fofão e Globo entraram em acordo
Álvaro Gomes disse ainda que a posição do artista resultou em um tremendo impasse, então o intérprete do Fofão achou melhor deixar a Globo e seguir por novos caminhos. Naquela época, o público enviou vários pedidos à Globo, para que o personagem voltasse para o Balão Mágico.
A emissora estava sendo pressionada e vendo a concorrência do SBT se aproximando cada vez mais, então teria cedido: Orival Pessini foi convidado a retornar para o Balão Mágico após seis meses ausente.