Os telespectadores que estão de olho na novela Terra e Paixão viram recentemente que Petra enfim saiu da clínica de recuperação que estava internada. A trama, no entanto, ainda retrata a difícil vida amorosa dela com Luigi (Rainer Cadete), pois Petra luta contra um trauma que a impede de fazer sexo com o marido, gerando tensão entre o casal.
Contudo, a vida da filha de Irene (Gloria Pires) está prestes a tomar um rumo inesperado, não precisamente com Luigi. As coisas mudarão de figura após ela flagrar o marido na cama com Anely (Tatá Werneck).
Petra chuta Luigi e descobre um novo amor
A mocinha decidirá se separar do falso italiano após ver ele a traindo com seus próprios olhos. Como se sabe, Luigi nunca foi fiel à Petra desde o início do relacionamento entre eles.
A narrativa, no entanto, se transforma com a introdução de um novo personagem, Hélio (Rafael Vitti), um engenheiro que se junta à cooperativa local. Encantado pela filha de Irene, Hélio desperta nela sentimentos até então desconhecidos. Os dois logo se envolvem em um romance apaixonado, que promete desafiar o status quo de Petra.
Luigi mira em outra em Terra e Paixão
Por fim, acredita-se que Petra possa superar seu medo da intimidade física no aconchego dos braços de Hélio, permitindo-se entregar-se por completo ao amor. Paralelamente a isso, Luigi deve seguir o seu caminho de falcatruas. Na sinopse original de Terra e Paixão, o autor Walcyr Carrasco escreveu que ele terá um relacionamento com Irene, e que vai roubar toda a fortuna que a megera usurpou de seu marido Antônio (Tony Ramos).