Nos próximos capítulos da novela Um Refúgio Para o Amor, Roselena será hospitalizada após uma queda de pressão decorrente do nervoso ao descobrir que Luciana é a menina que ela abandonou há 19 anos.
Após confidenciar para a irmã a sua descoberta, Roselena teve de ouvir mais uma vez Constanza tentando a convencer de revelar a verdade para Claudio, pois ele tem o direito de saber que sua filha está viva e se trata de Luciana.
Roselena confronta Matilde
Roselena exige que Matilde vá vê-la no hospital. A empregada entra no quarto e Constanza a deixa sozinha com sua irmã. Roselena pergunta se Matilde sabia que Luciana é filha de Aurora e a empregada diz que sim, que descobriu no dia em que Patrício perguntou o nome dos pais da camponesa e ela respondeu que eram Galdino Jacinto e Paz Flores.
Roselena, que até então tentava acreditar que era apenas uma coincidência por não saber o nome do pai que registrou Luciana, acaba com qualquer dúvida ao ouvir a declaração de Matilde. A esposa de Máximino pergunta por qual motivo ela escondeu algo tão importante e Matilde responde que não teve coragem de atormentá-la com essa proximidade com o passado.
Roselena diz que Rodrigo e Luciana são irmãos
Roselena surta de raiva quando Matilde diz o motivo de não ter contado nada para ela assim que soube que Luciana era filha de Aurora. A mulher diz que agora mais do que nunca Rodrigo e Luciana não podem se casar. Matilde, que já sabe que os dois estão casados, não entende o motivo e questiona a patroa.
Roselena então grita que os dois são meio irmãos e deixa a empregada em choque. Não satisfeita ela declara: “Luciana é filha de Aurora e Máximino”, Matilde fica pasma e Máximino entra em seu quarto naquele momento, perguntando de que filha ela está falando.