Thais Carla diz que os gordos sofrem gordofobia pela pressão para que se mantenham saudáveis

Thais Carla publicou um emocionante desabafo em suas redes sociais sobre a pressão exercida pela sociedade contra os gordos.

PUBLICIDADE

A dançarina Thais Carla publicou um desabafo em seus perfis nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (24) para comentar sobre a pressão que as pessoas com sobrepeso enfrentam para manter a saúde em dia. A bailarina compartilhou um texto atribuído a Malu Jimenez, no qual ela reclama sobre as cobranças excessivas relacionadas aos exames médicos.

Thaís Carla afirmou que essa cobrança constante sobre os exames médicos, na verdade, representa uma das faces da gordofobia. Segundo ela, essa forma de preconceito pode ser muito sutil no cotidiano, de forma que algumas declarações podem passar despercebidas.

Thais Carla reclama de pressão pela saúde

A influenciadora digital ressaltou que as cobranças para que os exames médicos estejam sempre em dia representam uma das facetas da gordofobia. Ela reforçou que o fato de uma pessoa estar acima do peso não significa necessariamente que ela esteja doente.

Thais Carla acredita que existe um sistema na sociedade que exige das pessoas a manutenção de corpos considerados belos, saudáveis e produtivos. No meio de seu desabafo, ela pediu que esse comportamento seja imediatamente interrompido, uma vez que ninguém precisa justificar para outro se seu corpo está saudável ou não.

Thais Carla faz alerta sobre a gordofobia

Para reforçar que esses questionamentos representam uma das facetas da gordofobia, Thais Carla lembrou que muitas pessoas magras possuem doenças e, mesmo assim, não são questionadas ou estigmatizadas. Com isso, ela classificou como violenta qualquer afirmação de cunho capacitista contra as pessoas com sobrepeso, deixando claro que uma pessoa obesa tem o direito de adoecer, assim como qualquer outra, e que estar acima do peso não implica necessariamente em ser doente.