Atriz da Globo que lutou contra o HIV, morreu aos 48 anos de câncer e deixou saudades

As últimas semanas de vida da atriz foram difíceis, pois ela estava com a saúde bastante debilitada.

PUBLICIDADE

Nas décadas de 70 e 80, Sandra Bréa era uma das atrizes de maior sucesso no Brasil. Ela atuou em novelas consagradas, entre elas: O Bem-Amado e Elas Por Elas, vindo a se tornar símbolo sexual na época.

Ela morreu em maio de 2000, quando tinha apenas 48 anos, após perder a batalha contra um câncer no pulmão. Mas este não foi o único problema grave de saúde que a atriz teve, pois também enfrentou o preconceito por causa do HIV.

Sandra Bréa foi a primeira atriz brasileira a anunciar para todos que estava com o vírus. Se hoje isto é algo comum, naquela época as coisas eram bem diferentes e tal revelação tinha um peso enorme.

Antes da TV, a atriz fez sucesso no teatro

Nascida em maio de 1952, no Rio de Janeiro, a atriz era filha de um oficial da Força Aérea Americana e aos 13 anos decidiu se tornar modelo. Na metade da década de 60, ela estreou no teatro e logo mostrou seu talento.

Seis anos depois foi contratada pela Globo e sua estreia foi na novela Bicho do Mato. Sandra Bréa sempre fez sucesso com suas personagens, mas a de maior destaque foi Glória, na novela Bambolê, em 1987.

Sandra Bréa morreu em casa, no Rio de Janeiro

Em agosto de 1993, a atriz viveu um dos momentos mais difíceis, pois foi quando anunciou que havia contraído o vírus HIV, mas a contaminação, na verdade, aconteceu em 1991, quando sofreu um acidente de carro e passou por uma transfusão de sangue.

Depois deste anúncio, Sandra Bréa não recebeu mais nenhum convite para atuar em novelas. Em 1997 a atriz participou de uma campanha do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids e em 1998 fez uma pequena participação na novela Zazá. Dois anos depois foi diagnosticada com um câncer no pulmão, vindo a falecer em sua casa.