Os telespectadores que estão acompanhando a reprise de Mulheres Apaixonadas perceberam nessa terça-feira (18) que a Globo fez cortes significativos em uma cena da novela, na qual o personagem Carlão, interpretado por Marcos Caruso, pune a vilã Dóris, interpretada por Regiane Alves, com uma surra de cinto. A cena foi veiculada na programação do Vale a Pena Ver de Novo, mas foram exibidos apenas os momentos iniciais e finais, gerando insatisfação entre os fãs da obra.
A emissora já havia eliminado várias cenas em que Dóris maltratava seus avós, Flora e Leopoldo. O corte dessas cenas é considerado uma prática comum para a programação do horário, pois tem como objetivo suavizar a trama e evitar possíveis problemas com a classificação indicativa.
Edição focou mais no diálogo
A cena polêmica começa com Carlão removendo seu cinto e repreendendo Dóris por seu mau comportamento com os avós. A edição que foi pro ar dessa vez enfatiza o diálogo entre pai e filha, reduzindo a violência física que foi exibida originalmente em 2003.
Apesar de Dóris receber algumas “cintadas”, o número foi significativamente menor do que na exibição original da trama. A segunda parte da sequência também foi modificada, minimizando ainda mais os atos de violência física apresentados.
Internautas reclamaram nas redes sociais
Os telespectadores notaram a alteração e expressaram sua frustração nas redes sociais, com muitos criticando a decisão da Globo de editar uma das cenas mais icônicas da novela. Mulheres Apaixonadas, escrita por Manoel Carlos, foi ao ar originalmente em 2003 e reprisada pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo em 2008. A trama também ganhou uma exibição no Viva em 2020.