Na novela Um Refúgio para o Amor, exibida no SBT, Lastra age de maneira sorrateira com Luciana ao acusá-la de agressão. O malandro chega a mover uma ação para a empregada pagar por lhe rejeitar.
Lastra não se conforma com o fato de Luciana ter lhe rejeitado no dia em que ele tentou agarrá-la a força. Com ódio mortal da jovem, ele vai acusá-la de tê-lo agredido de maneira gratuita, sem que ele tenha feito nada. Além de lidar com a falsa acusação, Luciana ainda enfrentará Brígida, mas será acolhida por Rodrigo.
Tudo começa com Lastra movendo um processo contra Luciana, em que acusa a jovem de tê-lo agredido. Diante do juiz, Lastra dá detalhes de como tudo ocorreu e deixa a jovem em uma situação bem complicada. Para pior a situação, ao retornar para casa, Luciana tem que lidar com a fúria de Brígida.
Brigida humilha Luciana, mas é repreendida por Rodrigo
Não sabendo o que aconteceu de verdade, Brígida a humilha, mas Rodrigo aparece e questiona o que está acontecendo. Com tudo esclarecido, Rodrigo sai em defesa de Luciana e exige que Brígida a deixa em paz. Mais tarde, Rodrigo tem uma conversa séria com Oscar sobre seus sentimentos por Luciana.
Rodrigo se abre com Oscar e confessa paixão por Luciana
O rapaz deixa claro que não sabe mais se quer casar com Clara, pois seu coração não para de gritar pelo nome de Luciana, por quem está completamente apaixonado. Oscar não fica nada contente com a revelação do amigo, mas acredita que essa paixão ainda possa causar muita confusão para ele, afinal, sabe que Clara não desistirá dele tão fácil como pensa.