Na novela Terra e Paixão, Lucinda deixa Andrade de lado para dar atenção a Marino e acaba despertando a fúria de seu marido. Andrade não só vai com tudo para cima dela, como também a acusa de estar dando trela ao delegado.
Andrade já provou diversas vezes que pode ser um homem violento, no entanto, ele não suporta a ideia de perder sua mulher, ainda mais se for para outro homem. Ao ver a mulher interromper a conversa deles para dar atenção ao delegado, o dono da pousada não conterá seu temperamento e partirá com tudo para cima da esposa.
Durante a discussão, Andrade diz que a esposa tinha mesmo que servir o hóspede, mas confessa que ela age de maneira diferente com Marino. O dono da pousada diz que ele sempre fica olhando para ela de uma maneira estranha. Lucinda nega e diz que se for precisa se afasta de Marino para que ele não tenha essa impressão.
Andrade dá aviso para Lucinda que tenta acalmá-lo
Já bravo, Andrade diz que não tem vocação para ser corno. Vendo que o marido está bebendo muito, Lucinda diz que ele se destempera toda vez que bebe e não consegue se controlar, deixando de lado o homem gentil e doce que é. Andrade se recusa a parar de beber e Lucinda decide dormir no quarto de seu herdeiro.
Lucinda empurra Andrade e corre para não apanhar
Agarrando a mulher pelo pulso, Andrade diz que ela não vai em nenhum lugar, pois vai ouvir tudo que ele tem a dizer. Uma discussão se inicia e Lucinda pede que ele lhe solte e lhe deixe em paz, mas Andrade continua sendo agressivo e acaba sendo empurrado pela esposa, que corre para não apanhar.