Nos próximos capítulos da novela Um Refúgio Para o Amor, Rodrigo repetirá a atitude clássica dos mocinhos em novelas mexicanas: abandonará a noiva no altar. O rapaz não terá coragem de terminar o noivado antes da data do casamento e ao tentar, se sentirá travado ao ver a animação da noiva, preferindo prosseguir com a organização do grande dia.
Antes da fática data, Rodrigo comentará com os amigos na empresa que não tem certeza se deseja passar o resto de sua vida com Clara, que estará atrás da porta ouvindo tudo em silêncio. Rodrigo também revelará para Oscar que está apaixonado por Luciana, mas teme pela reação da família e sociedade, caso opte por se envolver com uma empregada doméstica.
Rodrigo abandona Clara no altar
Durante o casamento, o padre pede que Clara assine a ata do casamento, que ocorre apenas no civil, devido à noiva ser divorciada e a religião da família não permitir um segundo casamento da personagem na igreja.
Quando chega a vez de Rodrigo assinar, ele pega a caneta, mas titubeia e desiste, olhando para Clara e dizendo que sente muito, mas que não pode se casar com ela. Clara entra em desespero por causa da vergonha que Rodrigo está lhe causando e começa a implorar diante de todos que ele se case com ela. Ao ver que o noivo não retrocederá, Clara lhe dá um tapa no rosto.
Roselena fica furiosa com o filho
Rodrigo é julgado pela mãe por ter abandonado a noiva no altar. Máximino diz que Rodrigo deveria ter terminado o noivado antes do dia do casamento, mas que reconhece que foi preciso muita coragem para acabar com tudo antes de se casarem, evitando problemas para ambos.
Máximino diz que o único que resta ao filho é arcar com as consequências de seu ato. Roselena fica brava pelo marido de alguma forma estar apoiando Rodrigo quando deveria o repreender pelo que fez. Os dois voltam a discutir e Roselena lamenta que não tem o apoio do marido para nada.