Os telespectadores que estão acompanhando a novela Terra e Paixão verão que Gentil (Flavio Bauraqui), o pai de Jonatas (Paulo Lessa), começará a deixar vestígios de um romance passado com Agatha (Bianca Bin). Ele será visto nostálgico, observando uma fotografia com carinho. Apesar da imagem não ser revelada ao público, ele dirá em voz alta que nunca esquecerá a pessoa que ali está registrada.
As pistas sugerem que a foto possa ser de Agatha, mãe de Caio (Cauã Reymond), conforme detalhado na sinopse da novela das nove da Globo. Gentil será a chave para erradicar a aversão que Antônio (Tony Ramos) sente por seu próprio filho, ao revelar que Agatha estava ciente dos riscos de morte ao decidir ter outro filho.
Jonatas é irmão de Caio
Agatha teve seu primeiro filho, Jonatas, que foi deixado sob a tutela do pai. A história, como foi narrada no primeiro capítulo, conta que Antônio rejeitou o filho desde o nascimento porque Agatha, seu grande amor, faleceu devido a complicações no parto. Quando Antônio descobrir a verdade, ficará com remorso e pedirá para que Caio o perdoe.
Gentil diz que foi muito apaixonado pela mãe de Jonatas
Jonatas confessará para o pai sobre seu amor por Aline (Barbara Reis), e Gentil o incentivará a se abrir para a viúva.
Revivendo suas memórias, o idoso diz que também já foi muito apaixonado e que por isso sabe exatamente o que o filho está sentindo. Jonatas então nota a mudança na postura do pai e comenta que ele nunca se abre sobre o seu passado. Gentil então diz que já viveu o que tinha que viver e que foi muito apaixonado pela mãe dele. Jonatas, sentindo um vazio, responderá que gostaria muito de saber o que foi feito dela e que queria ao menos ver uma foto de sua mãe.
Gentil dirá que tentará encontrar uma foto, e então insistirá que Jonatas vá trabalhar. Com a saída do filho, Gentil abrirá sua carteira e pegará a fotografia. Sem revelar ao público, ele repetirá que nunca esquecerá a pessoa da foto.