Nos próximos capítulos da novela mexicana Um Refúgio Para o Amor, Patrício será hospitalizado e passará por uma cirurgia de emergência. O rapaz sobrevive a cirurgia, mas o médico avisa que o caso dele é muito grave e que as próximas horas decidirão o seu futuro.
O médico também alerta que caso Patrício sobreviva, ele poderá carregar sequelas para sempre, como é o caso de não poder mais se mover da cintura para baixo. Máximino deseja tirar o filho daquele hospital e levar para um lugar melhor, mas o médico se impõe, dizendo que o paciente corre risco de morrer se for transferido e por isso continuará na unidade.
Família descobre que Patrício não poderá andar
Passada as horas necessárias para saber se Patrício irá sobreviver a intervenção cirúrgica, o médico avisa a família que Patrício não voltará a andar. Rodrigo se sente culpado, já que foi ele quem quis levar o irmão para escalar aquela montanha, mesmo sabendo dos riscos.
Máximino também culpa Rodrigo, dizendo que ele colocou a vida de Patrício em risco. O homem também garante para a filha que fará de tudo para que Patrício volte a ser o mesmo homem de antes. O médico diz que talvez, com o passar do tempo e muita fisioterapia, Patrício volte a andar, mas é uma possibilidade muito remota.
Rodrigo conta para Patrício que ele não voltará a andar
O médico avisa Rodrigo que Patrício acordou e aconselha que ele seja o primeiro a visitá-lo e contar o que está acontecendo. Rodrigo aceita e entra no quarto do irmão, que está todo enfaixado por conta dos ferimentos e da cirurgia.
Rodrigo conta para Patrício sobre o acidente grave que ele sofreu, sobre a cirurgia e os riscos. Com lágrimas nos olhos, Rodrigo revela ao irmão que ele não poderá mais andar e pede perdão por ter o levado aquele lugar para a escalada. Os dois choram.