Em 2003 a Globo levou ao ar uma cena que ficou entre as mais icônicas da TV brasileira: Ana Maria Braga foi ‘atropelada’ ao vivo por um carro autônomo, desenvolvido por pesquisadores brasileiros.
A cena viralizou na época e até hoje continua sendo vista por muitos internautas. De acordo com o portal UOL, este carro já rodou mais de 9 mil quilômetros e os pesquisadores até já desenvolveram outro projeto: um ônibus que circula sozinho pela cidade e que poderá conversar com os passageiros.
O carro autônomo foi desenvolvido pelo Laboratório de Computação e Auto Desempenho da UFES. Em 2013 a Universidade Federal do Espírito Santo enviou uma equipe à Globo para mostrar o projeto ao vivo no programa da Ana Maria.
Ana Maria passou por exames após atropelamento
A apresentadora deu uma volta no automóvel com um cinegrafista e depois decidiu mostrar o veículo de lado de fora. Só que o carro começou a dar ré, atropelando Ana Maria Braga e também o professor Alberto Ferreira de Souza.
O professor explicou que esqueceu de puxar o freio de mão, pois alterou para o modo manual e não notou a falha. A apresentadora foi submetida a uma bateria de exames e felizmente não sofreu nenhuma fratura.
Pesquisadores seguem aperfeiçoando o projeto
Depois deste episódio inusitado, o veículo autônomo da UFES continuou sendo aperfeiçoado. Em 2014 o automóvel foi capaz de percorrer 3,7 km sem nenhuma intervenção humana e segue passando por testes.
Esse carro já esteve presente em vários congressos pelo Brasil, mas sempre é transportado em um guincho. Os pesquisadores firmaram parceria com uma empresa para produzirem um ônibus autônomo e que até poderá falar.