O ator Lutero Luiz morreu quando atuava na novela O Sexo dos Anjos, em 1989 e como as gravações estavam longe do fim, a Globo precisou improvisar. A autora Ivani Ribeiro encontrou uma forma de manter o personagem vivo na trama.
Para conseguir isso, Ivani fez com que o personagem de Lutero Luiz estivesse sempre presente nas lembranças dos demais personagens. O ator estava com 59 anos e era conhecido do grande público.
Lutero atuou em várias novelas de sucesso na emissora carioca, entre elas: Vale Tudo, O Salvador da Pátria, O Bem-Amado, Roque Santeiro, Pecado Capital e várias outras. Em Sexo dos Anjos ele interpretava Bastião, um jardineiro que tinha grande relevância na trama.
Lutero Luiz morreu vítima de um câncer
Sexo dos Anjos estreou na Globo em 1989, mas no ano seguinte o veterano precisou ser internado, pois estava lutando contra um câncer no estômago. O ator acabou não resistindo às complicações da doença e no dia 20 de fevereiro daquele mesmo ano foi a óbito.

Lutero Luiz faleceu em fevereiro de 1990 e a novela só terminaria em março, então a Globo pediu a autora para encontrar uma forma de manter o personagem vivo na trama.
Globo homenageou o ator no final de Sexo dos Anjos
Para justificar a ausência de Bastião, o personagem teria faturado um bom dinheiro ao ganhar na loteria e decidiu viajar pelo mundo.
Nos capítulos seguintes, Bastião sempre era citado pelos demais personagens e no final da novela ele recebeu uma linda homenagem, pois a emissora fez uma inserção de um trecho de uma cena com o ator.
