Nos últimos capítulos da novela Três Vezes Ana, Ramiro descobre que foi o próprio pai quem causou a fraude nas contas da fundação, colocando toda a culpa sobre Valéria, que acabou presa injustamente. Edmundo se recusa a dar qualquer explicação ao filho sobre o motivo de ter cometido tal crime.
Ramiro lamenta que o pai tenha desviado o dinheiro da instituição, reclama por nunca ter tido uma amostra de carinho por parte dele e avisa que não lhe resta outra alternativa a não ser denunciá-lo pelo crime que cometeu.
Edmundo se mata diante de Ramiro
Edmundo pega uma arma e diz que concorda que o filho o denuncie. Ramiro sente medo ao ver o pai com uma arma apontando em sua direção e pensa que ele deseja o matar para impedir a denúncia.
Edmundo garante para o filho que não vai colocar os pés na prisão. Ramiro tenta acalmar o pai, que vira a arma em direção a própria cabeça e atira. Ramiro entra em desespero e sobe na mesa do escritório do pai gritando e chorando enquanto olha para o pai morto na cadeira.
Ramiro fica devastado com a morte de Edmundo
Apesar de Edmundo sempre ter sido muito duro com o filho, o culpando pela morte de sua mãe, Ramiro ainda alimentava bons sentimentos pelo homem. Saber que o pai não só era um criminoso e nunca tinha percebido, como que ele tirou a própria vida na sua frente, o deixa devastado.
Ana Laura será essencial para que o advogado possa se recuperar de tamanho baque emocional, uma vez que já não tem mais ninguém na vida e carrega com ele a culpa pelo suicídio da mãe e do pai, mesmo não sendo responsável por nenhum dos dois acontecimentos. O que ele ainda não sabe é que sua mãe nunca se suicidou, mas foi assassinada por Edmundo.