Nos capítulos seguintes da novela Terra e Paixão, Antônio estará cada vez mais convicto que Daniel é a pessoa mais indicada para assumir o lugar dele nos negócios do La Selva. Assim, ele comunica a sua decisão, que cai como uma bomba no colo da família La Selva.
Segundo o personagem de Tony Ramos, é apenas uma questão de tempo para que ele oficialize a transação. A novidade deixará todos os membros da família bastante alterados. Vale ressaltar, que Caio será o mais prejudicado, visto que ele é o filho mais velho que deveria ficar com a sucessão por direito.
Irene envenena Antônio contra Caio em Terra e Paixão
Além disso, Caio sempre trabalhou na fazenda ao lado de Antônio, enquanto Daniel e Petra foram fazer faculdade fora de Nova Primavera. Porém, a convivência entre Antônio e Caio nunca foi uma coisa fácil. Dessa forma, Irene sempre usou a rivalidade dos dois para fazer a cabeça do fazendeiro contra o enteado.
A personagem de Gloria Pires sempre quis que Daniel e Petra fossem os únicos herdeiros de Antônio. A dondoca já chegou até a fingir que aceita o interesse do rapaz por Aline, mesmo tendo ciência de que a professora é o maior desafeto do fazendeiro.
Para impedir que seus planos venham por água a baixo, Irene convence Daniel a esperar que Antônio coloque tudo no papel para que ele assuma o seu relacionamento com a protagonista. O advogado aceita o pedido da vilã.
Antônio anuncia Daniel como seu sucessor na novela das nove
Anteriormente, Antônio já terá reunido toda a sua família para comunicar que já fez a sua escolha e anuncia Daniel como seu sucessor, Caio se revolta e acusa o irmão de ser interesseiro e traíra. Petra diz a Irene que também não vai abrir mão da sucessão.