Nem tudo se passa em Hollywood, ainda mais no mundo globalizado de hoje, onde tantas obras são produzidas em diferentes regiões do mundo. Espanha, Coreia do Sul, Japão, Alemanha e o tema de hoje, França, tem apresentado muita qualidade em suas produções.
Amor
Todo casal quando se relaciona acredita que conseguirá ficar unido até ficarem velhinhos, infelizmente não é isso que acontece muitas vezes, mas quando ocorre é muito bonito ver essa relação moldada pelo tempo. O filme de Michael Haneke trabalha exatamente essa etapa da vida, contando a história de um casal na faixa dos 80 anos. A esposa Anne acaba tendo um derrame que a deixa em condições ruins, será nesse momento que o amor de seu marido e de ambos, como casal, se colocará à prova.
Adeus à Linguagem
O filme experimental de 2014 foi feito em 3D e explora muitos assuntos, dentre eles a própria realidade da linguagem cinematográfica. Sua produção foi elogiada por toda a crítica e impressionou no festival de Cannes, também em 2014.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
O filme de Jean Pierre Jeunete pode ser encontrado na lista de filmes preferidos de várias pessoas pelo mundo até os tempos de hoje. A produção de 2001 narra a história de uma carismática personagem que acabou se transformando em um símbolo pop. Dada sua qualidade, a obra rendeu até uma adaptação da Broadway.
O Profeta
O Profeta chegou a ser indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro, além disso conquistou o Grande Prêmio do Júri em Cannes, fato que já indica as qualidade do filme. Ele nos apresenta a história de Malik, um jovem árabe/córsico que é condenado a 6 anos de prisão. Encarcerado, o jovem acaba sendo “recrutado” para uma facção de córnicos para realizar das mais variadas “atividades” .