O papa Francisco passou por cirurgia no intestino em hospital de Roma. Nesta quarta-feira (7), o Vaticano se manifestou sobre o procedimento cirúrgico realizado no papa e informou que a operação foi necessária devido ao problema de saúde de Francisco.
O papa precisou operar uma laparocele, um tipo de hérnia que se forma, normalmente, sobre uma cicatriz. Idade avançada, obesidade ou fraqueza dos músculos também pode causar o problema de saúde. A cirurgia do Papa Francisco demorou três horas, foi realizada no Hospital Gemelli, na capital italiana, e não deve ficar internado por mais alguns dias.
Relembre a trajetória do Papa Francisco
O Papa Francisco, cujo nome de nascimento é Jorge Mario Bergoglio, nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Ele foi eleito como escolhido o 266º Papa da Igreja Católica em 13 de março de 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI. Ele é o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história.
A trajetória do Papa Francisco antes de se tornar Papa é marcada por seu trabalho pastoral na Argentina. Ele ingressou na Companhia de Jesus, uma ordem religiosa católica conhecida como jesuítas, em 1958. Bergoglio estudou filosofia e teologia e foi ordenado sacerdote em 1969. Mais tarde, obteve um doutorado em teologia. Em 1992, Bergoglio tornou-se bispo auxiliar Em Buenos Aires e, seis anos depois, chegou ao posto de arcebispo.
Papa Francisco chegou ao posto máximo da Igreja Católica em 2013
Após a renúncia do Papa Bento XVI em 2013, o conclave dos cardeais se reuniu para eleger um novo Papa. Jorge Mario Bergoglio foi eleito e adotou o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por seu compromisso com a pobreza e a simplicidade. Desde que se tornou Papa, Francisco tem se destacado por suas posições progressistas e sua abordagem pastoral.