Esquecida pelos brasileiros, morreu a cantora que levou Garota de Ipanema para o mundo

Ela ficou famosa lá fora, recebeu prêmios e conquistou fãs, mas no Brasil era pouco conhecida.

PUBLICIDADE

Morreu nesta última segunda-feira (05), a cantora Astrud Gilberto, aos 83 anos. Ela estava nos Estados Unidos praticamente esquecida pelos brasileiros. Ela foi responsável por levar a música Garota de Ipanema para o mundo.

A música de Antônio Carlos Jobim, com letra de Vinícius de Moraes, ficou famosa lá fora graças a Astrud. Ela era casada com João Gilberto, mãe de Marcelo e foi a neta Sofia que anunciou a morte da avó.

Minha vovó fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia“, disse a neta da cantora, lembrando que Astrud foi quem levou a bossa nova para fora do Brasil.

Cantora mostrou a bossa nova ao mundo

Astrud era baiana, mas na década de 60 se encontrava no estúdio onde estava sendo gravado o álbum Getz/Gilberto. Esse disco conta com seis canções de Tom Jobim, uma de Ary Barroso e outra de Dorival Caymmi.

Apesar de gostar muito de música, Astrud nunca havia cantado profissionalmente, mas foi convidada para as partes em inglês das versões bilíngue de Garota de Ipanema e também de Corcovado.

Astrud fez sucesso em vários países, mas no Brasil nem tanto

Creed Taylor, produtor na época, ficou encantado com a voz daquela jovem e fez questão de lançar The Girl From Ipanema só com a voz de Astrud Gilberto. Essa música chegou a disputar com algumas canções dos Beatles e o LP foi o segundo mais vendido.

Astrud levou um Grammy em 1965 e a música foi uma das mais gravadas em vários países. Desde 2002 ela estava longe dos palcos e apesar da importância que teve para a música brasileira, não era conhecida da grande maioria em seu país de origem.