Vídeo: influenciadoras entregam banana e macaco de pelúcia a crianças negras; polícia investiga o caso

Mãe e filha divulgaram o vídeo que vem causando muita polêmica, depois deletaram.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, dia 31, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro estará abrindo um inquérito para apurar as atitudes de Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves. Mãe e filha são influenciadoras digitais e causaram grande polêmica recentemente.

As duas divulgaram no TikTok vídeos onde aparecem presenteando crianças. O problema é que elas deram uma banana e também um macaco de pelúcia para crianças negras abordadas nas ruas.

A advogada Fayda Belo já denunciou o fato, pois a profissional é especialista em direito antidiscriminatório e alega que o vídeo é ‘racismo recreativo’. Fayda explicou que isto acontece quando ocorre discriminação contra pessoas negras com o objetivo de tentar divertir os outros.

Mãe e filha têm milhões de seguidores nas redes sociais

Os investigadores da Decradi irão apurar se mãe e filha de fato praticaram crime de racismo ou injúria racial. Também será verificado se as duas influenciadoras infringiram algum crime do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Kerollen tem um perfil nas redes sociais onde posta vídeos com a filha, Nancy. Elas moram no Rio de Janeiro e já contam com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, enquanto no TikTok são 13 milhões de fãs.

As duas influenciadoras serão investigadas

Um dos vídeos mostra Kerollen perguntando a uma criança negra se ela prefere ganhar um presente ou dez reais. O garoto escolhe o presente e recebe uma banana. Em outro vídeo uma menina negra recebe a mesma proposta e ganha uma caixa enorme, que dentro tem um macaco de pelúcia.

https://twitter.com/siteptbr/status/1663659382607937537

As imagens revoltaram muitos internautas e os vídeos com as crianças já foram retirados das redes sociais das influenciadoras. Mesmo assim, mãe e filha serão investigadas.