Na reta final de O Rei do Gado, após analisar todos os depoimentos das testemunhas, chega o aguardado momento em que o juiz (Paulo Goulart) irá proferir o veredito no julgamento do assassinato de Ralf (Oscar Magrini). Marcos (Fábio Assunção) e Geraldino (Marcelo Galdino) estão sendo acusados de serem responsáveis pela morte do canalha.
O magistrado inicia a fala informando que, com base no que foi respondido às perguntas, os jurados tomaram uma decisão. Concluíram que os acusados foram os responsáveis por enterrar a vítima.
Juiz dá veredicto no julgamento em O Rei do Gado
Conforme Guilherme Rodrigues, do Observatório da TV, o juiz acrescenta que, ao responder o segundo quesito, que pergunta se a conduta dos réus resultou na morte, os jurados responderam que não. Sendo assim, informa que os acusados estão absolvidos da acusação de homicídio.
Em seguida, pontua que, como os jurados responderam afirmativamente ao terceiro ponto, os réus são condenados à pena de um ano de detenção pelo crime de vilipêndio a cadáver. O juiz profetiza que isso foi tomado conforme previsto no artigo 212 do Código Penal.
Todos ficam chocados com a decisão do magistrado. Apesar da condenação por ocultação de cadáver, Marcos conseguiu se livrar do crime de homicídio, o que o condenaria a muitos anos de detenção.
Decisão de juiz ameniza pena na novela do Vale a Pena Ver de Novo
Por fim, o juiz aponta que, considerando que os acusados são primários e ambos têm bons antecedentes, haverá o direito à suspensão condicional da pena. O magistrado dá o veredicto de que eles possam cumprir a pena em liberdade, segundo as condições estabelecidas pela lei.