Nesta sexta-feira (19), José Luiz Datena está completando 66 anos e ele teve a vida profissional marcada por muitas polêmica. O jornalista se tornou um dos grandes apresentadores da TV brasileira, mas muitas vezes se envolveu em barracos.
Uma curiosidade sobre a vida do apresentador é que ele começou a carreira em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, indo trabalhar na EPTV, filiada da Globo. Mas ele foi demitido por ter subido no palanque de Lula, então candidato à presidência do Brasil, em 1989.
Em 2008 Datena foi acusado de xenofobia, pois estava comentando a respeito do Festival de Parintins com Patrícia Maldonado, quando disparou: “Vamos fazer o movimento da ‘parintinada’. Amazonas independente do Brasil em nível nacional“. O público detonou o apresentador por isso.
Datena quase se aposentou por causa de ameaças
Em 2010 o jornalista voltou a ser criticado após declarar que a degradação da sociedade seria culpa das pessoas que não acreditam em Deus. O Ministério Público até moveu uma ação exigindo que ele se retratasse na TV.
Datena foi ameaçado de morte em 2012 quando revelou sofrer pressão de Gilberto Kassab, que era prefeito de São Paulo. O clima ficou tão tenso que o apresentador precisou abandonar um programa ao vivo e quase se aposentou.
Datena negou acusações de Bruna Drews
Em 2019 mais uma polêmica envolvendo Datena, pois ele foi acusado de assédio sexual. Bruna Drews, jornalista do Brasil Urgente, apontou que o apresentador descreveu como um ‘desperdício’ o fato dela manter relacionamento com mulheres.
Bruna ainda teria ficado constrangida após Datena usar linguagem imprópria para demonstrar que tinha atração física por ela. Datena negou tudo e disse que elogiava a beleza da repórter e também sua competência.