Morre aos 59 anos o baixista do The Smiths, Andy Rourke, após travar uma batalha contra um câncer no pâncreas. Johnny Mar, ex-companheiro de banda, confirmou a triste notícia e nas redes sociais os fãs prestam as últimas homenagens.
O baixista da banda de rock britânica faleceu nesta sexta-feira (19), e na web, Johnny Mar anunciou: “É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático“.
O guitarrista disse que Andy será lembrando com muito carinho por todos, pois era uma ‘alma gentil’ e um talentoso músico. Para finalizar, Johnny pediu a todos que respeitem este momento dos amigos e familiares do falecido, pois estão arrasados.
Andy Rourke era considerado um ótimo baixista
Rourke foi para o The Smiths no início da década de 80 e ficou no grupo até a separação da banda em 1987, pouco antes do quarto álbum de estúdio ser lançado. O baixista também tocou com Morrissey, vocalista do The Smiths, quando ele iniciou um projeto solo.
Mas Rourke esteve ao lado de outros grandes nomes da música, entre eles: Badly Brawn Boy, The Pretenders, Sinéad O’Connor, entre outros. Em 2005 o baixista resolveu formar seu próprio grupo e lançou o Freebass.
Famosos e anônimos lamentam a morte de Rourke
Ao saber da morte do músico, Mat Osman prestou uma homenagem a ele. Mat disse que ele foi uma ‘peça única’ e um baixista raro que tinha o som reconhecido facilmente.
Stephen Street, produtor dos Smiths revelou que ficou muito triste com a notícia, pois And era uma pessoa formidável e um excelente músico. Rourke enfrentou dificuldades financeiras e chegou a processar o cantor da banda, Morrissey, para ver que tinha direito sobre a distribuição de direitos, mas conseguiram chegar a um acordo e continuaram amigos.