O programa Hora do Faro, apresentado por Rodrigo Faro, é uma das atrações mais dinâmicas da Record TV. O programa conta com quadros famosos, música e ações sociais. Simone Mendes gravou sua participação em um dos quadros do programa chamado Funcionário Famoso.
Na atração, uma pessoa famosa se disfarça, representando um funcionário de uma determinada profissão, a fim de se aproximar de um admirador. Quanto mais tempo a celebridade conseguir manter o disfarce, mais o fã ganhará dinheiro. Porém, a participação da irmã de Simaria gerou polêmica entre os telespectadores, fazendo com que a exibição de sua imagem fosse embargada.
Simone se assusta com repercussão
Durante a participação no programa, Simone foi caracterizada com cabelos cacheados e um tom de maquiagem mais escura. Após a chamada do quadro ser exibida na Record TV, a repercussão negativa assustou a cantora, que foi acusada de realizar blackface e proibiu que a matéria fosse ao ar.
A emissora de Edir Macedo precisou recalcular a rota e exibir uma matéria no lugar do quadro gravado com a sertaneja. De acordo com o site UOL, a responsável pela caracterização de Simone teria sido a equipe do programa Hora do Faro. Uma nova data para participação de Simone no programa será agendada.
O que é blackface?
O blackface é considerado racismo devido à sua história e às conotações negativas que o cercam. Originado nos Estados Unidos durante o século XIX, período marcado pela segregação racial e pelo racismo institucionalizado, o blackface consistia na prática em que artistas brancos pintavam seus rostos de forma exagerada para caricaturar e estereotipar pessoas negras. Essa representação era utilizada como uma forma de degradação e ridicularização da população negra, perpetuando estereótipos negativos e reforçando a noção de inferioridade racial.