Em Terra e Paixão, briga pela sucessão esquenta, mas Daniel se mostra disposto a não deixar que nada atrapalhe sua relação com Caio e propõe um pacto de sangue para que eles jamais deixem que os separem.
Irene sempre desejou que Daniel fosse nomeado o sucessor de Antônio, no entanto, ela sabe que Caio é o filho mais velho, além de ser o único que mais entende de agronomia na família, conhecendo os negócios do pai como a palma de sua mão. Com esse conhecimento, Daniel deve ser escolhido como o sucessor de Antônio.
Após saber do envolvimento de Caio com Aline, Antônio resolve dar a sucessão para Daniel, por acreditar que ele é o único que não lhe trairia, mesmo que fosse por um rabo de saía, porém, Caio não está disposto a largar seu posto de filho mais velho. Revoltado, resolve confrontar Antônio e ir contra decisão dele.
Caio afronta Antônio e exige o que é seu
Sabendo que será muito difícil, Caio exige que o pai lhe dê a parte da herança que era de sua mãe. Daniel fica preocupado com a confusão entre seu irmão e o pai, resolve chamá-lo para uma conversa seria e diz que eles não podem ficar brigando por conta da sucessão, afinal, nunca deixaram nada atrapalhar a relação dos dois.
Caio diz que ele quer muito a sucessão e Daniel confessa que não vai abrir mão dela, mas garante que é somente de faixada, pois não quer ir contra a vontade de sua mãe, muito menos deixar seu pai pensar que ele não consegue conduzir os negócios da família.
Daniel surpreende Caio
Vendo que seu irmão não está disposto a ceder nenhum pouco, Daniel propõe que eles façam um pacto com sangue. Em seguida, Daniel corta o próprio braço, afirmando que eles jurarão que jamais deixará nenhuma desavença atrapalhar a relação deles.