Estrela de O Rei do Gado perdeu a vida após lutar contra grave doença

A novela de Benedito Ruy Barbosa está em sua terceira reprise na TV Globo.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela O Rei do Gado estão tendo a oportunidade de contemplar um dos maiores trabalhos da carreira de Raul Cortez. No papel de Geremias Berdinazzi, o renomado ator entregou uma atuação excepcional como o fazendeiro rural, rival de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes). 

O personagem de Raul Cortez passou toda a trama sendo atormentado pela culpa de ter enriquecido às custas do dinheiro que roubou de seus parentes. Geremias só conseguiu se redimir no final da história, quando pode dividir seus bens entre os seus herdeiros. A performance de Raul Cortez trouxe à tona a complexidade emocional desse personagem rural.

Outros trabalhos de Raul Cortez

Além de seu notável desempenho como Geremias Berdinazzi em O Rei do Gado, Raul Cortez deixou um legado na carreira artística. Descendente de espanhóis e portugueses, o ator também foi reconhecido por seus papéis tipicamente italianos, como Francesco em Terra Nostra, de 1999, e Genaro em Esperança, três anos depois.

Sua estreia na televisão ocorreu em 1966, na extinta Rede Excelsior, e ele continuou a trabalhar na TV Tupi antes de se juntar à Rede Globo, onde protagonizou a novela Água Viva em 1980. A partir desse ponto, ele não parou mais, acumulando mais de 20 trabalhos na emissora.

Falecimento de Raul Cortez

Infelizmente, Raul Cortez enfrentou problemas de saúde no final de sua vida. Em dezembro de 2004 o ator passou por uma cirurgia para remover um tumor no pâncreas e no intestino delgado. Ele enfrentou sessões de quimioterapia após a operação, lutando contra o câncer por dois anos. Em 30 de junho de 2006, Raul Cortez precisou ser internado novamente, e acabou falecendo em 18 de julho de 2006, aos 73 anos de idade. Sua partida deixou uma lacuna no mundo das artes, mas seu talento e contribuições perdurarão na memória coletiva.