SBT renova contrato com Televisa e pode exibir novelas mexicanas compradas pela Globo

Novelas mexicanas lançadas no Globoplay e exibidas no Canal Viva podem ir ao ar também no SBT.

PUBLICIDADE

Os fãs de novelas mexicanas podem comemorar, pois elas continuarão sendo exibidas no SBT pelos próximos anos. A emissora de Silvio Santos veicula os melodramas latinos desde o ano de 1982, completando 40 anos de história no ano passado. Agora, vários novos anos estão por vir, pois o canal brasileiro fechou um novo acordo com a empresa mexicana Televisa.

O contrato atual entre SBT e Televisa prevê a exibição de novelas mexicanas até o final do ano de 2024. No entanto, antes mesmo deste acordo chegar ao fim, a emissora da família Abravanel decidiu adiantar a renovação. Não foi divulgado o tempo do novo contrato, mas se especula que ele valeria pelo menos até 2027.

Medo da concorrência? SBT garante contrato de exclusividade na TV aberta

Desde que a Globo passou a adquirir novelas mexicanas, a mídia especula se a relação entre SBT e Televisa continuaria firme por muito tempo. Ocorre que esta parceria não só está firme, como garante a exclusividade para o SBT veicular os dramalhões mexicanos na televisão aberta. Ou seja, a Globo e outros canais não podem exibir estas produções nos canais abertos.

Este ano, o Grupo Globo e a Televisa também fecharam um bom acordo, mas este é válido somente para exibição de tramas latinas na TV paga (através do Canal Viva) e no streaming (no Globoplay). Além disso, este contrato não é de exclusividade, ou seja, outros canais fechados e serviços de streaming também poderiam adquirir novelas mexicanas se quisessem. O próprio SBT, por exemplo, licencia as obras também para sua plataforma SBT Vídeos.

SBT pode exibir novelas mexicanas compradas pela Globo

Os fãs de novelas mexicanas tinham dúvida se o SBT poderia exibir as novelas que já foram compradas pela Globo. A resposta é sim. Todas as produções lançadas no Globoplay e no Canal Viva também estão à disposição do canal de Silvio Santos. No entanto, o SBT precisa respeitar uma janela de tempo entre a exibição de uma trama no Canal Viva para então ser veiculada na emissora aberta. Não foi divulgada à imprensa quanto tempo é este.

Além disso, o SBT também não tem direito às dublagens pagas pela Globo. Essas dublagens são exclusivas por alguns anos e só depois liberadas à Televisa. Portanto, se o SBT decidisse exibir uma trama inédita como Império de Mentiras ou a nova Rubí, precisaria pagar por outra dublagem.