Participante de reality morre de câncer e deixa 5 filhos; família havia conseguido 3 milhões para tratamento

Jayme Reisen morreu na última quarta-feira (19), vítima de um câncer descoberto tardiamente.

PUBLICIDADE

Na manhã desta sexta-feira (21), Mariana Mazelli, influenciadora digital, se despediu do pai de seus filhos quíntuplos capixabas com uma declaração de amor. No momento do sepultamento do marido, Mariana prometeu amor eterno e se manter forte para cuidar dos cinco bebês deles. Jayme Reise lutava há um ano contra um câncer que se origina no sistema linfático e está relacionado com a imunidade. A doença chama-se linfoma.

Jayme ficou conhecido nacionalmente junto com sua esposa Mariana Mazelli após a chegada de seus filhos quíntuplos, Beatriz, Benício, Jayme, Bella e Lais, todos têm 3 anos. A família morava no Espírito Santo, no entanto, estavam em São Paulo onde Jayme estava se tratando há alguns meses contra o câncer.

Linfoma e tratamento no exterior

Conforme o site Drauzio Varella no UOL, linfoma é o nome que se dá ao um conjunto de cânceres que afetam o sistema responsável no combate das infecções no corpo. O sistema linfático é composto por órgãos, tecidos e vasos linfáticos e pelos linfonodos, que ficam estrategicamente distribuídos em posições diferentes do corpo para ajudar na defesa contra infecções.

Esse sistema é responsável por produzir e transportar os glóbulos brancos, células que combatem as infecções e ajudam o sistema imunológico a lutar contra as infecções no organismo. Ainda conforme o UOL, o linfoma aparece quando uma célula normal do sistema linfático passa por mutações. Essas células passam a se multiplicarem de maneira desordenada e se disseminam pelo organismo, sendo responsável por causar a doença. Jayme e a esposa chegaram a pedir ajuda nas redes sociais para custear o tratamento de CAR-T-Cell, uma terapia gênica, aprovada em abril de 2022 pela Anvisa. A família chegou a angariar 3 milhões de reais com a ajuda de amigos e admiradores.

Tipos de linfoma

Os linfomas se encontram em diversos tipos, graus de agressividade e comportamentos, segundo informações do UOL. Esses tipos de cânceres podem se dividir em dois grupos; linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. O tipo célula linfoide, conhecida como Reed-Sternberg, ocorre no caso de linfoma de Hodgkin e acomete de forma mais comum pessoas entre quinze e trinta e cinco anos e acima dos cinquenta e cinco anos. Já o linfoma não Hodgkin, são os mais comuns e costumam acometer pessoas mais velhas.