Preso homem que compartilhou fotos dos corpos de Marília Mendonça, Cristiano Araújo e Gabriel Diniz no IML

O homem de 22 anos foi detido pela Polícia Civil em meio a uma operação para investigar a disseminação de fotos de cadáveres de cantores.

PUBLICIDADE

O homem acusado de replicar fotos dos corpos de Marília Mendonça, Cristiano Araújo e Gabriel Diniz nas redes sociais foi preso na tarde desta segunda-feira (17) por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O suspeito foi localizado em Santa Maria, no Distrito Federal, após intensos trabalhos de investigação conduzidos pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

A prisão do acusado integra a Operação Fenir, que leva consigo o nome de um lobo monstruoso da mitologia nórdica. Trata-se de uma resposta das autoridades policiais à comoção que tomou conta do país na última semana diante do vazamento de fotos do corpo de Marília Mendonça originalmente inseridas nos autos do laudo pericial que buscou definir as causas de seu óbito.

Criminoso compartilhou fotos de corpos no Twitter

O modo de atuação do suspeito de 22 anos de idade consistia na replicação de fotos dos exames de necrópsia feitos nos corpos de famosos e celebridades em Institutos de Medicina Legal (IMLs). As imagens foram distribuídas de modo ilegal e foram replicadas por outros internautas, que também cometeram crimes em decorrência de tais condutas.

No Brasil, a pena em abstrato para o crime de vilipêndio de cadáver, que pode ser cometido no meio digital, a exemplo da disseminação não-autorizada de imagens, é de um a três anos de detenção, além do pagamento de multa, nos termos do artigo 212 do Código Penal.

Relembre os óbitos

Cristiano Araújo faleceu aos 29 anos na companhia de sua namorada, Allana, em um acidente de carro. Gabriel Diniz, por sua vez, perdeu a vida em 2019 em meio à queda de uma aeronave na qual se locomovia. De igual maneira, Marília Mendonça, em novembro de 2021, veio a óbito na queda do avião no qual se locomovia para shows no interior de Minas Gerais.