Vai na Fé: mãe de Sol é portadora de condição que afeta milhões de brasileiros e que é tratado pelo SUS

Marlene sofre de condição em Vai na Fé, e sua história promete ser mostrada em breve na novela da Globo.

PUBLICIDADE

Em Vai na Fé, uma das personagens centrais trará à tona um tema que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Marlene (Elisa Lucinda) é quem abordará sua condição de saúde. O drama da mãe de Sol (Sheron Menezzes) começará a ser mostrado a partir do dia 19 de abril.

Será a primeira vez que a personagem mostrará o seu problema, trazendo a conscientização sobre essa condição médica para um público mais amplo. A cozinheira é portadora de alopecia, que provoca a queda dos cabelos.

Mãe de Sol é portadora de condição em Vai na Fé

Segundo a colunista Juliana Dracz, do portal UOL, Marlene recebe ajuda de Bruna (Carla Cristina Cardoso). A melhor amiga da sua filha indica o tratamento gratuito e que é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante uma entrevista à coluna de Patricia Kogut, do jornal O Globo, a atriz falou sobre a importância de abordar o tema da alopecia na novela. Na cena, a personagem Marlene aparece sozinha em frente ao espelho, tirando sua peruca e revelando sua alopecia.

Alopecia afeta milhões de brasileiros

A alopecia, também conhecida como calvície, é caracterizada pela ausência, rarefação ou queda dos cabelos ou pelos, que pode ocorrer de forma localizada, regional ou total, sendo transitória ou definitiva. Segundo um levantamento da Assembleia Legislativa do Piauí, cerca de 42 brasileiros sofrem do problema.

Essa condição afeta principalmente os homens, uma vez que a queda dos fios está diretamente relacionada à presença de hormônios sexuais masculinos, especialmente a testosterona. Embora as mulheres também produzam esse hormônio, a quantidade é muito menor, e por isso, os casos de calvície entre elas são mais raros e menos intensos.