Hospital instaura processo contra Cezar Black para apurar abandono de emprego; enfermeiro pode ser demitido

O enfermeiro está registrando faltas injustificadas no trabalho desde março.

PUBLICIDADE

O baiano Cezar Black, que está confinado no Big Brother Brasil 23, da TV Globo, pode perder o emprego assim que deixar a casa do reality show. O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), onde o enfermeiro trabalha, abriu um processo administrativo contra o profissional, por suposto abandono de cargo.

Segundo o hospital, Black tentou se precaver antes de entrar no programa e pediu suas férias no início de janeiro. No mês seguinte, fevereiro, ele começou a gastar as horas de trabalho acumuladas no banco de horas. No entanto, a decisão do profissional da saúde não alcançou o efeito desejado.

Cezar Black pode ser demitido por justa causa

Por não comparecer ao trabalho no mês de março e nem ter deixado um aviso prévio, Black passou a registrar faltas sem justificativa, o que gerou descontos salariais a partir de março, quando a unidade instaurou um processo para apurar a possibilidade de abandono.

Vale lembrar que, de acordo com o artigo 64 da Legislação brasileira 840/2011, a ausência injustificada contínua de mais de 30 dias é considerada abandono de trabalho, que leva à demissão por justa causa. Em nota, a unidade hospitalar que o enfermeiro trabalha assegurou que o brother vai ter direito de se defender e disse que a instituição precisa seguir os protocolos.

Equipe de Cezar Black se manifesta

De acordo com a assessoria de Black, não existe um processo administrativo formal contra o enfermeiro. Apenas consta um requerimento pendente para uma licença não remunerada para o profissional, em virtude do período que estará ausente do trabalho, devido à participação do BBB23.