Três Vezes Ana fracassa na audiência e fãs de novelas mexicanas podem ser prejudicados

A novela mexicana estrelada por Angelique Boyer vem tendo baixa audiência, e isso pode prejudicar o público das tramas latinas.

PUBLICIDADE

Três Vezes Ana passou anos sendo uma das novelas mexicanas mais pedidas para exibição no SBT. Produzida originalmente no ano de 2016, a trama só desembarcou no Brasil neste ano de 2023, ou seja, sete anos após ter sido exibida no México. Apesar de ser estrelada por um elenco de peso, que inclui nomes como Angelique Boyer, Sebastián Rulli e David Zepeda, o SBT tinha motivos para não confiar na trama.

Primeiramente, a versão original desta história, intitulada Laços de Amor, já havia sido exibida pela emissora de Silvio Santos em 2006 e foi rejeitada pelo público – apesar de originalmente ter sido um êxito no México. Em segundo, Três Vezes Ana teve audiência ruim no México e nos Estados Unidos, portanto, não parecia uma boa ideia exibi-la. No entanto, a direção do SBT resolveu assumir o risco, pois já havia acontecido de tramas originalmente fracassadas darem certo no Brasil, como foi o caso de Mar de Amor e Triunfo do Amor.

Três Vezes Ana fracassa na audiência

A aposta do SBT deu errado. Três Vezes Ana tem um desempenho de audiência bastante inferior ao esperado. Em exibição desde o final de janeiro, a novela está com uma média parcial de 4,4 pontos. A trama anterior, Vencer o Desamor, tinha o desempenho de 4,7 pontos e já não era vista com bons olhos. Antes disso, A Desalmada marcou 5,7 pontos e a reprise de Amanhã É Para Sempre teve 5,5 pontos. Alguns anos atrás, novelas exibidas neste horário chegavam a atingir médias acima de 7 pontos.

Desempenho de Três Vezes Ana pode prejudicar fãs de novelas mexicanas

A audiência ruim de Três Vezes Ana pode ser prejudicial para o futuro das novelas mexicanas inéditas no SBT. Isto porque, ao exibir uma trama pela primeira vez no país, a emissora arca com custos de dublagem. Já reprises, por terem dublagens prontas, não tem esse custo adicional.

Em 2016, o SBT chegou a exibir 3 novelas mexicanas inéditas de forma simultânea. Atualmente, só exibe uma, Três Vezes Ana, que apresenta esse desempenho negativo. O canal, então, tende a priorizar reprises que novelas inéditas. Para substituir A Dona, a emissora já confirmou a reprise de Sortilégio. Já a trama das trigêmeas ainda não tem uma substituta definida, podendo ser inédita ou reprise.