Atualmente, o Brasil é um dos países onde mais se empreende no mundo. O desejo de ter seu próprio negócio é uma espécie de energia motriz na vida de muitas pessoas que abrem e iniciam suas vidas no universo empresarial. Apesar disso, o desejo de empreender não pode e nem será a solução de todos os problemas, já que é necessário um nível de conhecimento básico para não falir a empresa ainda nos primeiros meses.
Segundo a 4blue, o primeiro passo para um início consciente e confortável para uma empresa é iniciar da forma mais simples possível. Evitar grandes gastos no início, antes da empresa se mostrar rentável e sustentável é uma boa forma de iniciar a gestão sem correr grandes riscos. O negócio deve começar sem espaço alugado, sem CNPJ e sem empregados, então o processo deve ser gradativo, no tempo livre como uma renda extra.
Economia. Esse também é um bom ponto para pensar ainda no início da empresa. Entender que os erros irão acontecer desde o princípio sendo minimizados ao longo da ascensão da empresa. O ideal é que as perdas sejam as menores possíveis e para isso os investimentos têm que ser os mais baixos possíveis. Sem empréstimos ou investimentos de grandes montantes, pois na maioria esmagadora das vezes, essa ideia não funciona.
“Separar as finanças seja talvez o mais fundamental para evitar o fracasso de uma empresa ainda no início. A empresa pode ser sua, mas o dinheiro não e isso precisa ser um mantra para os empresários. Mesmo que esteja começando agora, ter essa ciência será primordial para trabalhar os demais pilares que uma empresa precisa para se tornar altamente lucrativa,” afirma Renan Kaminski.
Começar uma empresa nunca é fácil e nunca será, mas de acordo com a 4blue, o processo árduo traz bons resultados se uma série de fatores forem considerados, principalmente a busca constante por novos conhecimentos.