Globo anuncia mudança nas transmissões esportivas, demite profissionais e acaba com a ‘Central do Apito’

Emissora anunciou mudanças nas transmissões e demitiu ex-arbitros comentaristas.

PUBLICIDADE

A TV Globo promoveu uma revolução em suas transmissões esportivas. Depois de 34 anos, a emissora tomou uma atitude que foi divulgada nesta terça-feira (21). A Central do Apito deixará de existir e não haverá mais ex-árbitros comentando as partidas.

A Globo iniciou esse processo na TV, em 1989, com Arnaldo Cezar Coelho. Depois, vieram outros ex-árbitros que viraram comentarista na maior emissora do Brasil, como José Roberto Wright, entre outros ex-apitadores famosos.

Globo demite Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo

Ex-árbitro da Fifa e com experiência em apitar Copa do Mundo, Sandro Meira Ricci foi demitido pela Globo. A esposa dele, a ex-assistente Fernanda Colombo, também foi dispensada pela maior emissora do Brasil. Sálvio Spinola já havia saído do canal em janeiro.

Somente Paulo César Oliveira foi mantido como comentarista do canal e aparecerá em programas da Globo, como o Globo Esporte e Esporte Espetacular, e do SporTV, como Seleção SporTV e Troca de Passes, para comentar lances polêmicos da rodada e que precisem de uma explicação mais detalhada.

Decisão da Globo teve dois motivos

A Globo teria tomado a decisão baseada em dois motivos: o primeiro deles é a repercussão negativa da Central do Apito entre os torcedores. O segundo é o uso do VAR, cujas ações são autoexplicativas. As informações foram divulgadas pelo site Notícias da TV. Outros canais, como SBT e Record TV, usam ex-árbitros em suas transmissões. Renato Marsiglia, ex-Globo, comenta na Record, enquanto Nadine Bastos, também saída da Globo, opina no SBT.