Acostumada a compartilhar sua rotina de vida com os seguidores nas redes sociais, Jojo Todynho, de 26 anos, comunicou recentemente que foi diagnosticada com esteatose hepática, doença silenciosa conhecida como acúmulo anormal de gordura no fígado. Diante do diagnóstico, a cantora decidiu mudar antigos hábitos e vem investido nos cuidados com a saúde.
Em matéria publicada pelo portal Metrópoles, Rafael Nicastro, médico-cirurgião do aparelho digestivo, falou a respeito da doença diagnostica em Jojo Todynho. O profissional da saúde apontou causas da esteatose hepática, tratamento e fez alerta ao público.
Médico fala sobre doença que acometeu Jojo Todynho
Segundo Rafael Nicastro, a esteatose hepática pode ser causada por conta de distúrbios metabólicos, excesso de bebida alcoólica e obesidade. Esses fatores podem desencadear o acúmulo de gordura em tecido que forma o fígado.
O médico contou que a doença é silenciosa e pode não apresentar sintomas, na maioria das vezes. “Quando tem sinais, dor no abdômen e cansaço são os mais comuns”, explicou Rafael Nicastro. O maior risco nesses casos seria a evolução da doença para algo ainda mais grave. “Pode evoluir para câncer”, alertou o profissional da saúde, segundo informou o portal Isto É.
Tratamento contra a esteatose hepática
Ao alertar sobre os riscos da doença silenciosa que acometeu Jojo Todynho, Rafael Nicastro falou sobre tratamento. De acordo com o médico, o emagrecimento gradual e equilibrado é muito importante. Mudanças de hábitos alimentares, como a cantora vem fazendo, é essencial na tentativa de reverter o quadro. Vale ressaltar que tudo deve ser acompanhado de perto por um profissional da saúde especializado no assunto.