Estrela pioneira da Globo faleceu depois de lutar contra câncer terminal; sedação a pedido

Artista se cansou de lutar contra um câncer de terminal antes de ir a óbito.

PUBLICIDADE

Uma grande estrela da Globo, que teve papel pioneiro na televisão brasileira, faleceu depois de cansar de uma luta contra um câncer. Apesar das glórias na carreira, o artista teve um final muito sofrido. Infelizmente, não resistiu às complicações da patologia.

Tendo atuado em diversas novelas da emissora dos Marinho, o ator Gilberto Martinho nasceu na cidade de Araranguá, Santa Catarina. Ele se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, começou o curso de arte dramática, no tradicional Teatro do Estudante.

Artista de novelas da Globo foi herói de série brasileira

Pioneiro na televisão, esteve na inauguração da extinta TV Tupi, em 1950, participando dos teleteatros. Contudo, o sucesso só veio com um personagem infantil. Ele deu vida ao Falcão Negro, herói nacional de uma série homônima.

A atração foi exibida de 1957 a 1963. Depois de estrelar a produção, estreou em novelas da mesma emissora. A estreia na Globo aconteceu somente em 1967, quando atuou em Anastácia, Mulher sem Destino.

Além do referido folhetim, ficou conhecido por papéis caricatos, sendo conhecido como o “coronel da teledramaturgia”. Dentre seus coronéis mais famosos estão o de Irmãos Coragem e O Tempo e o Vento. A sua última novela foi Roda de Fogo, em 1985, mas ainda foi visto em participações do Você Decide.

Doença e óbito de Gilberto Martinho

O ator Gilberto Martinho foi a óbito no dia 19 de agosto de 2001, aos 74 anos, depois de três semanas hospitalizado no Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ele foi vítima de um câncer de pulmão. A pedido dele mesmo, cansado dos sofrimentos, pediu para ser sedado.