Longe da TV após demissão, parceiro de Jô se foi após sofrer com a depressão: ‘Achava que um dia ia voltar’

O Programa do Jô marcou época na televisão brasileira e deixou saudades.

PUBLICIDADE

Jô Soares marcou época na televisão brasileira, não só com seus programas humorísticos, como também com seu talk show, formato que ele foi o precursor em nosso país. Dessa maneira, o humorista e apresentador fez parte das madrugadas dos brasileiros por quase três décadas, com o Jô 11 e 30, no SBT, e com o Programa do Jô, na TV Globo.

Além das ótimas entrevistas e das piadas de Jô Soares, o talk show do apresentador contava também com o carisma e irreverência do seu time de músicos. Entre eles, o que mais se destacava era Ubirajara Penacho dos Reis, mais conhecido como Bira.

Além de ótimo baixista, Bira ficou marcado na história do programa por conta de sua inconfundível risada, que muitas vezes era mais engraçada do que a própria piada do apresentador.

Início da parceria com Jô Soares

Bira já fazia parte do time de músicos do SBT quando Jô Soares foi contratado. O baixista participava de programas da emissora como Qual é a Música, Viva a Noite e Show de Calouros. Em 1988 o músico foi convidado para fazer parte do primeiro quarteto do Jô, que chegou a virar sexteto na Globo e em suas duas últimas temporadas voltou a ser um quarteto.

Sempre alvo das piadas de Jô Soares, Bira fez parte de todas as formações da banda do apresentador, desde 1988, quando começou no SBT, até 2016, quando o programa foi descontinuado pela TV Globo.

Demissão, depressão e morte

A TV Globo decidiu encerrar as atividades do Programa do Jô no final de 2016. Segundo Derico, saxofonista do sexteto, Bira foi o que mais sentiu a demissão e o fim do programa. “Ele achava que um dia ia voltar. O Bira vivia aquilo de fato, e ele entrou em depressão“, disse o músico ao podcast Ticaracaticast.

Três anos após o fim do Programa do Jô, Bira acabou falecendo em dezembro de 2019, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral). O baixista tinha 85 anos e sua morte foi muito sentida por Jô Soares: “Vão ficar muitas saudades. Eu só espero que ele não tenha sofrido, porque o Bira não merecia isso”, disse o apresentador e humorista na época.