Neste sábado (12), o Jornal Nacional contou com a apresentação de Luli Guimarães e Márcio Bonfim na bancada. Os jornalistas substituíram Renata Vasconcellos e William Bonner, âncoras do jornalístico da Globo. Na edição, foi ao ar uma reportagem sobre economia que interessa a todos os brasileiros.
Após o carnaval, as pessoas se preparam para uma das épocas mais esperadas dos anos pelas crianças. Durante a Páscoa, é comum a troca dos tradicionais ovos de chocolate. Contudo, essa data especial pode trazer algumas surpresas para os bolsos.
Jornal Nacional traz notícia da economia
Márcio Bonfim inicia dizendo que o preço do chocolate disparou nos últimos meses. Por isso, os consumidores tem buscado alternativas para a Páscoa. Foi mostrado na reportagem uma produtora que faz ovos caseiros. Ela contou do aumento dos ingredientes usados para os doces dessa data especial.
No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento do chocolate em barra, que é a matéria-prima da maioria dos produtos, foi de 11,63%. Esse valor é mais do que o dobro do IPCA no período, que foi de 5,60%. Segundo o economista Matheus Peçanha, da FGV, o leite é um dos principais “culpados” para o aumento.
Para atrair os consumidores dos ovos de chocolate este ano, as indústrias do setor apostam em novas estratégias. Em 2023 estão investindo em sabores, tamanhos e formatos variados. O profissional de economia disse ainda que o consumidor pode fazer outras opções de compra.
Consumidores podem usar alternativas para os ovos de Páscoa
Em um trecho da entrevista, Peçanha brincou sobre o trocadinho de “caça aos ovos de Páscoa”. Ele sugeriu que talvez os consumidores possam fazer uma procura por bombons ou até por barras de chocolate. Ele ainda dá a dica de muita pesquisa ou juntar os familiares para a compra de um volume maior, na expectativa de algum desconto.