Com a “digitalização” do marketing, empresas de todos os tamanhos já enxergam a necessidade de adaptar sua comunicação ao ambiente online e utilizar novas estratégias de publicidade para impactar seus clientes potenciais. Dentre elas, o que mais se destaca é o tráfego pago, que consiste em mostrar anúncios online para grupos de pessoas pré-determinadas. E, para garantir o sucesso desta estratégia, surgiu uma profissão que está em alta nos últimos anos: a gestão de tráfego.
O especialista em tráfego pago Pedro Sobral, explica que o gestor de tráfego é o responsável por gerenciar a verba de anúncios online das empresas, de modo a gerar o máximo de resultados com o menor custo. Usando ferramentas de anúncios online, como o Meta Ads (para Facebook e Instagram) e o Google Ads, esse profissional, direto de sua casa, tem o poder de mostrar anúncios para as pessoas certas, de acordo com seus interesses, seus comportamentos, sua idade , seu gênero, sua localização e outras segmentações.
Sobral explica que o “tráfego online” nada mais é do que o movimento das pessoas na internet, e pode ser dividido em dois tipos: tráfego orgânico, quando suas postagens aparecem a partir de uma pesquisa do usuário ou por que ele te segue nas redes sociais, e o tráfego pago, quando você paga as plataformas (como o Instagram) para mostrar seus anúncios aos públicos que você selecionou.
Exatamente por esse motivo, gestores de tráfego têm sido cada vez mais procurados por empresas de todos os ramos, o que inaugura uma grande oportunidade a quem está à procura de uma nova fonte de renda e deseja trabalhar de casa, já que a profissão não exige nenhum tipo de diploma e não é difícil de aprender.
Um gestor de tráfego pode atuar tanto como contratado CLT por uma empresa quanto ser um prestador de serviço no modelo de Pessoa Jurídica, podendo atender vários clientes ao mesmo tempo e receber remuneração fixa ou variável, com base em resultados e investimentos.
De acordo com uma pesquisa mundial feita pela desenvolvedora estadunidense HubSpot, a profissão cresceu 20% em 2021, em relação a 2020, e tudo indica que se deu cada vez mais requisitada pelos próximos anos. Para quem tem interesse em se tornar gestor de tráfego, Sobral afirma que o caminho mais indicado é fazer cursos profissionalizantes, disponíveis em ensino online, para compreender a teoria e prática dos anúncios online.