Os telespectadores que assistiram TV nos anos 70 e 80 certamente se lembram das performances inesquecíveis da atriz Isabel Ribeiro. Considerada uma das atrizes mais talentosas de sua geração, Isabel Ribeiro fez sucesso no cinema nacional e na teledramaturgia das principais TVs do país na época: Tupi, Globo e Manchete.
O primeiro trabalho da atriz na televisão foi em 1970, na novela Toninho On The Rocks, da Tupi. No ano seguinte, a artista continuou na emissora paulista e emplacou A Selvagem, e depois Tempo de Viver, antes de se transferir na Globo.
Carreira de sucesso na TV Globo
A primeira novela de Isabel Ribeiro na TV Globo foi em 1974, quando foi escalada para a primeira versão de O Rebu. Com prestígio na nova emissora, a atriz foi chamada para duas novas tramas no ano seguinte: O Noviço e O Grito.
Já em 1976, Isabel Ribeiro deu vida a solteirona Sônia, da novela Duas Vidas. Esse foi, sem dúvidas, o papel mais popular da carreira da atriz, que na trama contracenou com Stepan Nercessian. A personagem de Isabel se apaixonou por Maurício, interpretado por Stepan. O problema é que Sônia era bem mais velha que Maurício, o que era um grande tabu para a época.
Há relatos de que o casal tenha incomodado a ditadura militar, chegando ao ponto da censura da época pressionar a escritora Janete Clair para que os dois se casassem logo.
Câncer terminal
Após interpretar Tomásia na novela Helena (1987), da Manchete, Isabel Ribeiro se afastou da TV por conta da descoberta de um câncer no seio. A atriz chegou a passar por uma cirurgia no Hospital Albert Einstein para a retirada do tumor, mas o câncer acabou voltando a se manifestar através de metástases.
Isabel Ribeiro tinha apenas 48 anos quando faleceu, em 1990, vítima das metástases e de insuficiência respiratória. A atriz deixou três filhos.