Longe da TV após fratura, atriz de Força de um Desejo definhou na cama por três meses até perder a vida

Atriz esteve nas tramas de Força de um Desejo, Pátria Minha e Xica da Silva.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que acompanham a novela Força de um Desejo, que vem sendo reprisada no canal Viva, estão podendo matar um pouco da saudade da atriz Rosita Thomaz Lopes, que foi definida pelo jornal O Globo como uma dama da TV e do teatro.

Escrita por Alcides Nogueira e Gilberto Braga, a trama de 1999 teve em seu elenco, nomes de peso da TV Globo como Malu Mader, Selton Mello, Fábio Assunção, Cláudia Abreu e Reginaldo Faria.

Na novela, Rosita interpretou a solteirona Fabíola, que dedicava sua vida aos cuidados dos irmãos e também dos sobrinhos. Esse foi o último grande trabalho da atriz na TV.

Atriz se afastou da TV após quebrar a perna

Rosita Thomaz Lopes participou de grandes clássicos da teledramaturgia brasileira. Para se ter uma ideia de seu vasto currículo, a atriz fez parte do elenco de novelas como a primeira versão de Anjo Mau, de 1976, Marron-Glacé, de 1979, Pátria Minha, de 1994 e Xica da Silva, de 1996. Essa última foi transmitida pela extinta Manchete.

Sempre muito preocupada com todos que trabalhavam por trás das novelas, Rosita passou a ser conhecida nos bastidores como madrinha dos figurantes.

A atriz, no entanto, teve que se afastar definitivamente da televisão após fraturar o fêmur em uma queda. O acidente doméstico aconteceu em 2005 e prejudicou os movimentos da artista.

Rosita Thomaz Lopes faleceu oito anos depois

A atriz faleceu em 2013, aos 92 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Segundo seu filho Antônio, Rosita não tinha problemas graves de saúde, mas se debilitou muito em seus últimos três meses, quando ficou acamada.

Há três meses, ela ficou confinada à cama. A partir de então se debilitou, apesar de sempre consciente“, disse Antônio em entrevista ao G1.