Doença de José Mayer é rara e perigosa; ator fez comunicado após alta

Ator, que está fora das novelas há anos, falou sobre seu tratamento; doença autoimune afeta saúde dele.

PUBLICIDADE

José Mayer, conhecido por interpretar personagens inesquecíveis nas telenovelas da TV Globo, tem chamado a atenção, após ele divulgar que está em tratamento e contar mais sobre as etapas que tem passado para vencer a doença. A Granulomatose de Wegener, como é conhecida cientificamente, traz muitos transtornos para o artista, que ficou internado por 19 dias em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em processo de tratamento, José Mayer, de 73 anos, recebeu alta no dia 27 de fevereiro. A última vez que o público o viu na telinha foi na novela A Lei do Amor, entre 2016 e 2017. Após a trama, ele foi afastado da TV Globo e perdeu o cargo na emissora. Mayer surgiu, durante a pandemia, na reprise de Império, às 21h.

Doença de José Mayer é perigosa e tratamento pode ser complicado

Segundo o site MD Saúde, especializado em informar sobre doenças, sintomas e tratamentos, a Granulomatose de Wegener ou poliangiite é uma doença autoimune. Isto é, ela causa inflamação nos vasos de sangue, devido a uma produção incorreta de anti-corpos contra os próprios vasos.

O corpo todo pode ser atacado, mas órgãos como pulmões, rins e vias respiratórias podem sofrer mais com a enfermidade. De acordo com o portal, uma em cada 30 mil pessoas registram o diagnóstico positivo para a doença. O perigo da doença de José Mayer e de outros pacientes está no fato de que, caso não seja tratada, a enfermidade promove a dificuldade de acesso do sangue aos vasos, com risco de necrose. 

José Mayer fala sobre doença autoimune e recuperação

Mesmo em tratamento, o ator José Mayer fez questão de dar um depoimento sobre como tem sido o tratamento. Em suas redes sociais, disse que segue o protocolo passado pelos médicos. “É uma doença complicada, mas tem tratamento”, lembrou ele.