Os telespectadores que estão acompanhando O Rei do Gado, novela que vem sendo reprisada na TV Globo pela terceira vez no horário do Vale a Pena Ver de Novo, viram que Zé do Araguaia (Stênio Garcia) levou seu próprio filho biológico para ele e Donana (Bete Mendes) criarem como filho adotivo na fazenda de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes).
O capataz nunca contou para a mulher que teve um filho fora do casamento, mas como Donana insistiu para que os dois adotassem uma criança, Zé foi até a tribo indígena em que Rafael (Pedro Oliveira) morava para buscá-lo.
Rafael continua desprezando Donana
O grande problema da escolha de Zé do Araguaia é que Rafael está cada vez mais arredio com Donana. O garoto não quer chamar a mulher de mãe e não faz questão nenhuma de esconder o seu desprezo por ela.
Com o pai, no entanto, Rafael se sente a vontade, o que acaba chateando Donana ainda mais. Em uma pescaria dos dois, a dona de casa tentará uma aproximação do menino, levando leite e um sanduíche para ele. Mesmo com o gesto de carinho, o garoto permanecerá calado, magoando o coração de Donana.
“Por que que ocê não fala comigo? É porque ocê não gosta de mim?”, dirá a mulher de Zé do Araguaia.
Menino chama Zé do Araguaia de pai
Para piorar a situação, nessa hora o garoto conseguirá fisgar um peixe e vibrará chamando Zé do Araguaia de pai. Percebendo a bola fora de Rafael, o capataz desconversará: “Ele deu pra me chamar assim agora”.
Donana, então, se queixará, dizendo que fez uma promessa para que os dois tivessem um filho, mas que no fim das contas o filho ficou só para o pai.